Um pouco de história da zona operacional do Batalhão de Caçadores 4511 - Angola 1972/74

Um pouco de história sobre a nossa zona operacional

POVOS DO NORTE DE ANGOLA

    Vestígios de presença humana encontrados em algumas regiões, principalmente Luanda, Congo e Namibe, demonstram que o território angolano é habitado desde a pré-história.
    Nos primeiros 500 anos da era actual, os povos bantu da África Central, que já dominaram a siderurgia do ferro, iniciaram uma série de migrações para leste e para sul, a que se chamou a expansão bantu.

    Um desses povos veio-se aproximando do Rio Congo (ou Zaire), acabando por atravessá-lo já no século XIII e instalar-se no actual Nordeste de Angola. Era o povo quicongo (ou kikongo).

    No século XIII a estruturação social e política de alguns destes grupos origina o reino do Congo e de outros reinos, que deram ao território uma organização política e social equilibrada.
    Actualmente o norte de Angola é habitado exclusivamente por povos bantos e nele se pode observar uma relativa homogeneidade étnico-linguística. Distinguem-se, no entanto dois sub-grupos étnico-linguísticos: o “KiKongo” e o “Kimbundo

    Ao sub-grupo Kikongo pertencem os povos Mussuco, Pombo, Muxicongo, Mucongo, Muzombo, Muiaca e Mussorongo.


 

 

LÍNGUA KIKONGO

    A área linguística do Kikongo ocupa em Angola as Províncias de Cabinda, Zaire e Uíge, estende-se por todo o sudoeste da República do Congo, de Brazzaville, Boko e Ponta Negra até ao Cabo Lopes no Gabão; na República Democrática do Congo compreende toda a região do Baixo Zaire e uma parte da região de Bandundu.

    A actual zona da língua Kikongo, cujo núcleo central é Mbanza Congo em Angola, coincidia, grosso modo com os limites do antigo reino do Congo no séc.XVI.


 

 

CLIMA

    A latitude de Angola (Sul do equador, entre os paralelos 4º 22’ e 18º  02’) determina em termos gerais um clima entre o árido ou dos desertos e temperado quente com seca invernal.

O clima no Norte é tropical. Há duas estações distintas: uma quente e húmido em que os níveis de pluviosidade são bastante elevados, e outra mais fria seca, denominada cacimbo.


 

 

RECURSOS AGRÁRIOS DE UIGE

     CULTURAS - Abacateiro, amendoim, cola, ananás, batata-doce, cacau, café Robusta, ervilha, feijão, cutelinho, goiabeira, mamoeiro, mandioca, mangueira, palmeira, dendém, urena lobata, vielo.

      PECUÁRIA - Bovinicultura de carne

     MADEIRAS - Principais espécies de madeiras exploradas: Munguba (utile entrandrophragma), kibaba (khaya anthotheca), kitiva ( entrandrophragma angolense), Moreira (chlorophera exelsa), Mukota (miletia laurenti), Mememga (steutia stipitata), Undulu (antiaris welwitschii), Mafumeira (ceiba pentandra), Xinga- Xinga (africanum piptadeniestrum) e Munguela (ricinodendron heudeletii).
 


 

Distribuição da população por Municípios/1991

Municípios Uíge

Comunas

População

% da população total

Sanza Pombo

Alfândega, Cuilo Pombo e Uamba

103.420

5,42

Milunga [Santa Cruz]

Macocola, Macolo e Massau

53.542

2,80

Quimbele

Icoca, Cuango e Alto Zaza

299.262

15,68

 

Principal