Capela do Santo Cristo - Bemposta - Mogadouro

 

BEMPOSTA

CAPELA

DO

SANTO CRISTO

 

 

 

Situada no largo do Santo Cristo,

que fica junto à escola.    

    

    

 

 Não existindo até agora registos sobre a sua construção, tomei como verdadeiro a inscrição, numa pedra frontal da capela que mostra “1S80”, ou seja, pelo menos desde 1580.

O que logo sobressai entrando na capela é uma pintura que representa o calvário em Jerusalém, em tela pintada a óleo,  com moldura dourada, que foi restaurada a mando do Sr. Padre António Maria Bento Pires e que é uma raridade, segundo diz o Dr. António Mourinho.

Em 2002 o Sr. Padre Bento Pires, perante a avançada degradação a que estava votada a capela, resolveu pedir licença para a recuperação geral da capela.

Começados os trabalhos de limpeza das paredes, foram descobertas de imediato várias pinturas. Alertados os especialistas, logo se confirmaram frescos renascentistas.  

Fazendo uma analogia com outros casos na zona o Dr. António Mourinho, referiu que existe uma capela de igual arquitectura e da mesma data (1584), em Vila Chã da Barciosa, Miranda do Douro e de pinturas em Sendim.

O mesmo Dr. Mourinho, informou que as imagens que se podem vislumbrar, representam numa visão da época, "a ressurreição", "Cristo descendo ao limbo", "Cristo coroado de espinhos" e "Cristo em frente de Pilatos”.

Completados os trabalho de recuperação possível, mantendo a traça original, a capela foi inaugurada, no dia 29 de Agosto de 2003, data do 80 º aniversário do Sr. Padre António Maria Bento Pires, seu benfeitor.

O seu empenho em deixar a capela na sua totalidade recuperada, depois de os contactos oficiais se esgotarem, levou-o ainda a tentar contratar técnicos de restauração particulares, mas o orçamento entregue era incomportável.  

 

[ Home Bemposta ]