Historial de Bemposta - Mogadouro
0

 

BEMPOSTA

 

 

 

BEMPOSTA

(ver documento histórico) 

Como é conhecido, a aldeia de Pereinha, mais tarde Vila de Bemposta, através de D. Dinis e posteriormente de D. Manuel I, recebeu foral e tornou-se Concelho.

Os anos que antecederam esta concessão foram um período difícil para a região, pois grassou a peste, houve a meio uma guerra civil, sentida em particular aqui, assim como uma invasão do rei de Leão, com as consequentes devastações. 

Só com o tratado de Alcanices, de 1297, com a definição de fronteiras, é serenada a instabilidade. Estão assim criadas condições para que a população da Póvoa de Pereinha, peça ao rei a sua autonomia.


 

 

[ Home Bemposta ]

 

 

 

 

 

 

 

4

Percurso pedestre aos lugares históricos

Ver todos os dados sobre o percurso incluindo Link com apresentação da aldeia e video youtube sobre a história de Bemposta

 

seta.jpg (1059 bytes)[ Home Bemposta ]

 

 

 

1

Imagem aérea de Bemposta

Pela situação privilegiada para a defesa contra invasões, (está resguardada dento de um U, formado pelo rio Douro e as ribeiras de Bemposta e de Costureira, (imagem abaixo) lhe terá sido dado o toponímio de Bemposta, do português antigo Ben-Posta  de Riba Doyro       

 

seta.jpg (1059 bytes)[ Home Bemposta ]

 

 

 

2

Foral de Bemposta

A concessão de Foral e construção das muralhas, por D. Dinis, em 1315, terá contribuído para que a população definitivamente poise na área correspondente à actual Bemposta. (Percurso pedestre aos lugares históricos - ver Google / GPS)

Em 1512, este foi renovado, por D. Manuel,  que lhe concedeu, Foral Novo. Faziam parte deste foral, os lugares de, Castelo-Branco, Lagoaça, Bruçó, Vilarinho, Vila-de-Sinos, Ventozelo, Paçó, Vila-de-Ala, Santiago, Vilar-de-Rei, Vale-de-Porco, Vale-da-Madre, Soutelo, Remondes, Brunhoso, Paradela, Valverde, Figueira, Unhares.

 

seta.jpg (1059 bytes)[ Home Bemposta ]

 

 

 

 

3

Para ver estradas e ruas, tecle "Mapa" para ver a aldeia por satélite tecle "Sat"


 

 

seta.jpg (1059 bytes)[ Home Bemposta ]

 

Sites de património arquitectónico a que Bemposta está ou esteve ligado: